Os telefones celulares já são amplamente acessíveis e oferecem
muitas possibilidades didáticas – o trabalho com fotos, filmagens, mensagens
e mesmo com a internet, mas a maioria das escolas prefere proibi-los. Não é
uma atitude retrógrada?
Refletindo sobre essa prática e contextualizando com a sua realidade em sala de aula, a profesora do 4º ano(Jaqueline) resolver incentivar seus alunos a pesquisarem sobre esse aparelhinho tão incoveniente, mas ao mesmo tempo tão útil.
Pesquisando um pouco mais a professora fundamentou seu modo de ver a partir da fala de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A autora indaga se vetar o uso do telefone adianta? Para ela de nada serve porque o aluno vai levar e utilizar ali, embaixo da carteira. É preciso
criar estratégicas para que os celulares sejam incorporados, pois oferecem
vários recursos e não custam nada á escola. A proibição só incentiva o uso
escondido e a desatenção na dinâmica da aula. Geralmente os alunos, inclusive
de escolas públicas, têm celulares e o levam a todos os lugares. Ele é o
instrumento mais usado pela população brasileira. Basta olhar as estatísticas.
O que a web currículo prevê é o uso integrado da tecnologia. Os alunos, com
seu celular, podem fazer o registro daquilo que encontram numa pesquisa de
campo. Podem trabalhar textos e fotos e preparar pequenos documentários em vídeo. Isso precisa
estar integrado ao conteúdo.
O foco da turma do 4º ano refere-se exatamente ao telefone. Esse
é o objeto de estudo para contribuição nesse projeto.
1º passo – pesquisa bibliográfica (quem inventou e quando?)
2º passo – pesquisa de imagem (evolução do aparelho) exposição
fotográfica da evolução de aparelho telefônicos.
3º passo – aula slide
4º passo – tudo que se pode fazer com telefone nos dias atuais
5º passo – árvore genealógica do telefone (construir com os
alunos)
6º passo – pesquisa sobre a palavra telefone (acrósticos) – tema
usos do telefone
7º passo – construção com sucatas de diversos modelos de
aparelhos telefônicos
8º passo – construção de uma rede de saberes sobre o telefone
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