quinta-feira, 9 de agosto de 2012

NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM: VETAR OU NÃO O TELEFONE NA ESCOLA?


 



Os telefones celulares já são amplamente acessíveis e oferecem muitas possibilidades didáticas – o trabalho com fotos, filmagens, mensagens e mesmo com a internet, mas a maioria das escolas prefere proibi-los. Não é uma atitude retrógrada?

 Refletindo sobre essa prática e contextualizando com a sua realidade em sala de aula, a profesora do 4º ano(Jaqueline) resolver incentivar seus alunos a pesquisarem sobre esse aparelhinho tão incoveniente, mas ao mesmo tempo tão útil.



Pesquisando um pouco mais a professora fundamentou seu modo de ver a partir da fala de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A autora indaga se vetar o uso do telefone adianta? Para ela de nada serve porque o aluno vai levar e utilizar ali, embaixo da carteira. É preciso criar estratégicas para que os celulares sejam incorporados, pois oferecem vários recursos e não custam nada á escola. A proibição só incentiva o uso escondido e a desatenção na dinâmica da aula. Geralmente os alunos, inclusive de escolas públicas, têm celulares e o levam a todos os lugares. Ele é o instrumento mais usado pela população brasileira. Basta olhar as estatísticas. O que a web currículo prevê é o uso integrado da tecnologia. Os alunos, com seu celular, podem fazer o registro daquilo que encontram numa pesquisa de campo. Podem trabalhar textos e fotos e preparar pequenos documentários em vídeo. Isso precisa estar integrado ao conteúdo. 


O foco da turma do 4º ano  refere-se exatamente ao telefone. Esse   é o  objeto de estudo para contribuição nesse projeto.
 

1º passo – pesquisa bibliográfica (quem inventou e quando?)

2º passo – pesquisa de imagem (evolução do aparelho) exposição fotográfica da evolução de aparelho telefônicos.

3º passo – aula slide

4º passo – tudo que se pode fazer com telefone nos dias atuais

5º passo – árvore genealógica do telefone (construir com os alunos)

6º passo – pesquisa sobre a palavra telefone (acrósticos) – tema usos do telefone

7º passo – construção com sucatas de diversos modelos de aparelhos telefônicos

8º passo – construção de uma rede de saberes sobre o telefone
 
 

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